BIB

Orientações Para Educação Financeira

Atendendo às recomendações do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução Conjunta Nº 8, de 21 de dezembro de 2023, o Banco Industrial do Brasil apresenta recomendações a seus clientes para uma vida financeira mais resiliente e saudável.

O motivo da educação financeira ser tão importante:

Com um bom planejamento financeiro, a realização de metas pessoais, de curto e longo prazo, é facilitada.

Mas como podemos ter um planejamento financeiro melhor?

Existem diversas maneiras de conciliar gastos e renda, de forma que seu dinheiro renda mais e sua vida financeira seja mais resiliente, como:

1. Realizar investimentos: Quanto mais investimentos forem realizados, mais rentabilidade futura te aguarda, sendo assim, comesse a investir uma quantia simples.

2. Planejamento de gastos: É importante que todo gasto realizado seja avaliado, se por um acaso seus gastos estão maiores que a renda, priorize o que é importante.

3. Poupe: Poupar o dinheiro, a fim de realizar uma reserva de emergência, pode garantir uma vida com menos preocupações. A melhor forma de poupar é evitar os chamados “gastos emocionais”, que geralmente são realizados em momentos em que o racional é deixado de lado e a parte emocional toma conta da decisão.

Além das instruções acima, o uso consciente do crédito é imprescindível para uma vida financeira confortável. O uso de cartões de crédito, empréstimos consignados, financiamentos e demais formas de obtenção de crédito devem ser pensados e estruturados de forma consciente e responsável.

O uso consciente do crédito pode ser uma ponte para atingir objetivos, porém, deve ser utilizado de maneira planejada para evitar o superendividamento.

Onde encontro mais informações sobre a educação financeira?

Para mais orientações, o Banco Industrial do Brasil recomenda a leitura dos textos publicados pela Associação Brasileira de Bancos, disponíveis no link https://www.abbc.org.br/educacao-financeira, contendo orientações sobre temas importantes sobre o uso consciente do crédito e organização financeira.