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Responsabilidade Socioambiental e Climática PRSAC

1. Introdução

O Conglomerado Financeiro Industrial do Brasil, em conformidade com os dispositivos da Resolução CMN nº 4.945 de 15/09/2021, manifesta e ratifica seu compromisso com a busca pelo desenvolvimento sustentável, a formalização da estratégia de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental e climático da organização, bem como a especificação dos princípios e diretrizes que norteiam a estratégia e práticas de gestão nessas áreas.

A política até então publicada isoladamente sobre Sustentabilidade é neste ato consolidada com “Responsabilidade Socioambiental & Climática” no presente documento, passando a compor um título único, aplicável a todo Conglomerado Financeiro do Banco Industrial do Brasil.

2. Objetivo

A presente política tem como objetivo garantir a sustentabilidade, o equilíbrio ambiental, o impacto social e climático, e a prevenção de ocorrências de possíveis falhas ocasionando o risco de crédito e imagem do Banco.

A política visa aplicar os conceitos e definições das Resoluções CMN ° 4945 no que tange a risco Ambiental, Social e Climático, sendo proporcionais ao modelo de negócio, a natureza das operações e complexidade dos produtos e processos do Banco com as Partes Interessadas.

3. Definições

• PRSAC – Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática;

• Partes Interessadas – Clientes e usuários de produtos e serviços do Banco. Além dos Colaboradores, Sócios, Diretores fornecedores e prestadores de serviços relevantes, e pôr fim a sociedade em geral;

• Natureza Ambiental – contribuições para o meio ambiente, incluindo sua recuperação, quando se aplicável;

• Natureza Climática – contribuições para uma economia de baixo carbono, bem como atuação para redução dos impactos associadas a mudanças em padrões climáticos;

• Natureza Social - o respeito e a promoção de direitos e garantias fundamentais e de interesse comum;

• Interesse Comum – Interesse associado a um grupo de pessoas ligadas juridicamente ou factualmente ao mesmo interesse;

• Risco Ambiental – A possibilidade de ocorrência de perdas para instituição que geram eventos associados a degradação do meio ambiente, incluindo uso excessivo de recursos naturais;

• Risco Climático – A possibilidade de ocorrência de perdas ocasionadas por eventos associados ao processo de transição de uma economia para baixo carbono e eventos associados as mudanças severas em padrões climáticos;

• Risco Social – A possibilidade de ocorrência de perdas para organização por eventos associados à violação de direitos e garantias fundamentais, ou atos lesivos ao interesse comum;

• Operações – Operações financeiras realizadas pelo Banco;

• Proporcionalidade – Compatibilidade da presente política com o modelo de negócio do Banco.

4. Princípios

A presente política observa os princípios de relevância e proporcionalidade em atendimento a Resolução 4.945/2021, encontra-se alinhada com os enunciados corporativos: a) Código de ética e conduta profissional; b) Prevenção sobre crimes de lavagem de dinheiro, c) Conheça seu cliente d) respeito aos direitos humanos, e) respeito a diversidade e combate a qualquer forma de discriminação, f) gestão de riscos socias, ambientais e climáticos atrelados aos produtos e serviços do Banco, reafirmando o compromisso do conglomerado com o crescimento sustentável e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades às quais se insere, seja pela localização geográfica de suas instalações, seja pela sua marcante presença no mercado de crédito, beneficiando indiretamente as comunidades locais das empresas clientes.

O Conglomerado Industrial do Brasil observa os Princípios do Equador, de 2002, caracterizados por critérios observáveis para a concessão de crédito, que asseguram que os projetos financiados sejam desenvolvidos de forma social e ambientalmente responsáveis.

O objetivo é a garantia da sustentabilidade, o equilíbrio ambiental & climático, o impacto social e a prevenção de ocorrências que possam causar embaraços no transcorrer dos empreendimentos, reduzindo, também, o risco de inadimplência.

5. Relacionamento com Partes Interessadas

O Banco Industrial do Brasil, busca considerar as Partes Interessadas continuamente na condução de seus negócios, de forma a gerar valor a longo prazo e a criar, manter e fortalecer vínculos de confiança, inclusivos, éticos, transparentes e mutuamente benéficos.

Além disto, possui canais de comunicação tais como SAC, Ouvidoria, Canal de Ilicitude para atendimentos interno e externo. Além da caixa departamental privacidade@bib.com.br, de forma a proporcionar acesso digital aos clientes e demais usuários.

6. Comunidade Interna

A ética profissional e o respeito aos Direitos Humanos orientam o comportamento da comunidade interna do Banco, e se refletem em seus compromissos e códigos de conduta internos, tal como o Código de Conduta Ética.

Além disso, O Banco oferece condições para o desenvolvimento de seus colaboradores e com a comunidade interna por boas práticas trabalhistas. Para isso, 1) a área de Recursos Humanos, Ouvidoria e Canal de Comunicação, busca atuar com foco na prevenção de acidentes, incidentes, doenças ocupacionais e promoção à saúde, o que inclui as práticas previstas nos normativos Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e Programas de Gerenciamento de Riscos, estimulando a comunidade interna a ter hábitos de vida que equilibrem os cuidados com a saúde física e mental; 2) Promove um ambiente de trabalho saudável e seguro para toda a comunidade interna, estagiários, jovens aprendizes e terceiros, livre de qualquer forma de abuso, tais como assédio moral e sexual, e formas de trabalho envolvendo condições análogas à de escravo. Além disto, faz parte desse compromisso o combate a qualquer forma de discriminação em função da cor, raça, etnia, origem, classe social, gênero, religião, orientação sexual, estado civil, idade ou aspecto físico; 3) Respeitar e valorizar a diversidade de gênero, raça, etnia, idade orientação sexual; 4) Estimular a comunidade interna a incorporar práticas sociais, ambientais e climáticas, no desenvolvimento das atividades diárias.

7. Gerenciamento do Risco Social, Ambiental e Climático

Na prática, as empresas interessadas em obter crédito, bem como possíveis prestadores de serviços, devem ser avaliadas em quesitos como:

Riscos Social

a) Impactos Sociais, na ocorrência e prevenção de práticas de assédio, discriminação, preconceito com base em atributos sociais como (etnia, raça, cor, condição econômica, situação familiar, nacionalidade, sexo, orientação sexual, identidade de gênero, religião, crença, deficiência);

b) Impactos socioeconômicos, incluindo as comunidades e povos indígenas, e proteção a habitats naturais;

c) Respeito aos direitos humanos e combate à mão-de-obra infantil e escrava, combate à exploração e de práticas de não observância as leis trabalhistas;

d) Proteção à saúde, à diversidade cultural e étnica, e adoção de Sistemas de Segurança e Saúde Ocupacional.

Risco Ambiental

e) Gestão de risco ambiental, proteção à biodiversidade e adoção de mecanismos de preservação dos recursos naturais, prevenção e controle de poluição;

f) Impactos Ambientais, no que tange em condutas ou atividades irregulares ou criminosa a flora e a fauna, incluindo o desmatamento, degradação do meio ambiente, que impacte negativamente a reputação da instituição;

g) Exploração irregular, ilegal ou criminosa dos recursos naturais, relativamente à degradação do meio ambiente, entre eles recursos hídricos, energéticos e minerais;

h) Desastre ambiental relativamente à degradação do meio ambiente, incluindo rompimento de barragens, acidente nuclear ou derramamento de produtos químicos ou resíduos no solo ou águas;

i) Descumprimento de condicionantes do licenciamento ambiental;

Risco Climático

j) Impactos Climáticos no que tange práticas de contribuição na transição para uma economia de baixo carbono da instituição;

k) Gestão do risco climático, na redução dos impactos negativos no meio ambiente, evitando as mudanças de padrões climáticos;

l) Eficiência na produção, distribuição e consumo de recursos hídricos e energia, e uso de energias renováveis;

m) Impactos nas operações da empresa com relação a severas mudanças climáticas. Ex. seca extrema, inundações, ciclone, incêndio ambiental e etc.

Em perfeito alinhamento com seu processo interno de governança, e com o intuito de gerenciar os impactos diretos e indiretos e evitar que esses aspectos influenciem negativamente o desempenho e a reputação corporativa, o Banco Industrial implementou em seu processo de concessão de crédito e contratação de prestadores de serviços, as devidas ações com o intuito de avaliar os Riscos Socioambientais e Climáticos de suas operações.

Monitoramento

É efetuado monitoramento permanente da base de clientes ativa e fornecedores, por meio de ferramenta eletrônica contratada, com periodicidade quinzenal, onde a mesma base é confrontada com um banco de dados histórico do fornecedor.

O processo permite a identificação de empresas ou pessoas que tenham algum tipo de notícia veiculada na mídia em relação a crimes ambientais e/ou sociais. A base histórica do fornecedor inclui as listas de restrições do IBAMA (desmatamento), CETESB (áreas contaminadas), Ministério do Trabalho e Emprego (trabalho escravo), etc.

As perdas financeiras relacionadas aos ativos do Banco em relação a danos socioambientais e climáticos, são identificadas pelas diversas áreas do Banco, e posteriormente reportadas ao Compliance & Riscos, para registro e formação da base de dados especifica para o assunto.

O Banco Industrial também exige de seus clientes e prestadores de serviços, o comprometimento no âmbito de responsabilidade socioambiental através de cláusula contratual devidamente assinada, que estipula obrigações sociais, ambientais e climáticas, incluindo obrigações referentes à prevenção de trabalho escravo e infantil, o respeito ao meio ambiente e o combate a todas as formas de corrupção.

8. Promoção de Impactos Positivos (Gestão Social, Ambiental e Climática)

Aspectos Ambientais e Climáticos

Com o intuito de diminuir a exposição em determinados setores com maiores riscos socioambientais e climáticos, o Banco Industrial não financia projetos ou empresas envolvidas na produção e comercialização de determinados produtos, , de acordo com as Políticas Internas do Banco.

Adicionalmente, outras ações internas são realizadas com intuito de mitigar as exposições ambientais e climáticas nas instalações do Banco:

• As impressões são realizadas mediante autorização via PIN do funcionário, fazendo assim, o uso consciente das impressões;

• Impressões frente e verso;

• Uso de caixas coletoras de papel para reciclagem;

• Redução do uso de copos plásticos descartáveis;

• Substituição das lâmpadas comum por iluminação em LED, com intuito de redução no consumo de energia;

• Utilização de água do poço artesiano;

• Conscientização de seus colaboradores com relação ao descarte correto do lixo orgânico, reciclável e resíduos eletrônicos.

Buscando consolidar e cada vez mais fortalecer o nível de conscientização interna de seus colaboradores sobre a importância de lidar sustentavelmente com o meio ambiente e o uso responsável dos recursos naturais, a Área de Compliance & Riscos promove regularmente a divulgação de indicadores internos de consumo de energia elétrica, agua e papel, entre outros, durante as reuniões trimestrais do Comitê de Controles Internos - Nível II, no qual têm acento os Agentes Setoriais de Compliance, entre outros.

Os participantes são orientados a propagar as informações recebidas, junto aos seus comandados diretos.

Carbono Zero

O Banco Industrial do Brasil, alinhado e comprometido com práticas sustentáveis, efetuou inventário de emissões de CO2 de sua atividade administrativa, adquirindo créditos para neutralizar suas emissões.

A neutralização foi realizada através de empresa de consultoria especializada, a qual emitiu o Selo “Carbon Neutral” para o Banco. O investimento foi revertido para projetos ambientais certificados responsáveis por evitar a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Benefícios Sociais do Projeto

• Capacitação técnica em pecuária sustentável e em manejo florestal, podendo beneficiar até 15 estudantes por ano;

• Organização e treinamento de brigadas de incêndio de 15 a 20 moradores;

• Potencial para expandir as condições de melhores serviços de educação e saúde para os moradores locais.

Benefícios Ambientais do Projeto

• Redução das emissões de gases de efeito estufa, evitando a emissão de 4.267.919 tCO2 em 30 anos. Ou seja, manutenção da floresta e o que evitará a emissão de mais de 4 milhões de toneladas de CO2;

• Realização de pesquisas científicas sobre a biodiversidade com grande valor para a conservação).

Benefícios Econômicos do Projeto

• Potencial para criar fontes de renda;

• Desenvolvimento e incentivo de uma exploração sustentável de produtos que não utilizam madeira (castanhas por exemplo).

Aspectos Sociais

A Instituição distingue sua atuação no fortalecimento e aperfeiçoamento da participação em Programas Sociais, ainda que mandatórios, de formação, preparação e inclusão social de mão de obra de jovens oriundos de famílias das classes “C” e “D”. São eles:

a) Programa Menor Aprendiz

Cumpre um importante papel social, contribuindo com o desenvolvimento profissional e cidadão de jovens aprendizes. O programa engloba jovens entre 14 e 24 anos que estejam matriculados e frequentando o Ensino Fundamental e Médio ou concluído o Ensino Médio.

A capacitação dos jovens é realizada através de gestão compartilhada pela CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), e pela FRM (Fundação Roberto Marinho). A CIEE é responsável pela formação teórica, certificação e processo educacional e a FRM pelo suporte pedagógico e institucional.

b) Programa de Aprendizagem do CRESCER (Centro Rotário Educacional, Social, Cultural e Recreativo), gerido pelo Rotary Club de São Paulo

Possibilita ao jovem uma oportunidade maior de preparação e encaminhamento para estágio remunerado nas empresas parceiras. O programa de aprendizagem profissional engloba, na sua maioria, jovens a partir de 14 anos da classe econômica considerada emergente (D e E), todos estudantes do Ensino Médio em escolas públicas.

c) Preenchimento de cotas de contratação de pessoas portadoras de deficiência.

Permite às pessoas com alguma restrição física, sensorial ou intelectual, uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

9. Exceção

A admissão de eventuais exceções às premissas e diretrizes da presente Política, deverão ser formalmente aprovadas pelo Diretor de Risco Socioambiental & Climáticoe Comitê de Crédito.

10. Governança

O Banco mantém uma estrutura de governança corporativa que busca promover o tratamento adequado das questões sociais, ambientais e climáticas, monitorar os resultados obtidos e propor avanços. Para isso, designou perante o Banco Central do Brasil um diretor responsável pelo cumprimento da presente política.

O grupo de trabalho da PRSAC é composto pelas seguintes áreas: Riscos; Compliance; CFO; Jurídico; Recursos Humanos, Crédito e Relações com Investidores. Este tem o papel de decidir sobre temas atrelados à implantação da PRSAC, bem como acompanhar o andamento dos Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática.

O resultado dos trabalhos da PRSAC é apresentado no Comitê de Controles Internos de Nível 1 e 2, com a presença da Diretoria Executiva e Conselho de Administração.

A área de Auditoria Interna, verificará os compromissos assumidos e controles estabelecidos pelas diversas áreas da organização em atendimento à PRSAC por meio do planejamento interno da Auditoria.

11. Avaliação e Revisão da Política

A presente Política deverá ser objeto de avaliação pelas instâncias superiores da organização, sendo eles o Diretor Socioambiental e Climático, bem como a alta administração composta pelos conselheiros do Banco, ficando a área do Compliance & Riscos a responsabilidade de revisão e de inclusão de possíveis alterações na política no mínimo anualmente, ou na detecção de falhas e inclusão de processos.

12. Divulgação

Em conformidade com a resolução CMN n° 4945 a presente política será:

• Publicada no sistema de normativos do banco, disponível na intranet corporativa, com acesso liberado para seus colaboradores;

• Disponibilizada em local de fácil acesso no site institucional do Banco (BIB - Banco Industrial do Brasil), com intuito de compartilhar o conhecimento sobre as boas práticas sociais, ambientais e climáticas.